ERA UMA VEZ O CINEMA


Réquiem Para um Sonho (2000)

cover Réquiem Para um Sonho

link to Réquiem Para um Sonho on IMDb

País: USA, 102 minutos

Titulo Original: Requiem for a Dream

Diretor(s): Darren Aronofsky

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.3/10 (744981 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio de Melhor Atriz (Ellen Burstyn)

Festival Internacional de Valladolid, Espanha

Prêmio Espiga de Ouro (Darren Aronofsky)

INDICAÇÕES  star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Ellen Burstyn)

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio Cavalo de Bronze de Melhor Longa-Metragem (Darren Aronofsky)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Ellen Burstyn)

Sinopse:  A narrativa é contada através das estações do ano. O verão, estação luminosa onde os sonhos começam, o outono, onde a felicidade que cada um experimentou na estação passada começa a despencar como as folhas das árvores dessa época, o inverno , a estação que trás consigo a aniquilação de sonhos e desejos e a primavera que não é retratada durante o filme mas após seu termino conseguimos idealiza-la como recomeço e esperança.

O longa tem uma atmosfera estranha, desde o inicio temos a sensação de que algo ruim vai acontecer  nunca nos sentimos confortáveis. Em uma  linguagem videocliptica com utilizações de montagens, dividindo tela, levando a um dinamismo pouco visto, cortes frenéticos de forma a proporcionar ao espectador as sensações diante do caos alucionatório, feita com instabilidade de câmera, Aronofsky  constrói uma anáfora cinematográfica com divisões e repetições de cenas, tomadas em zoom e closes que dão todo o tom perturbador e realístico que fazem toda a diferença. O espectador quase consegue ficar “chapado”com os recursos muito bem trabalhados para dar o teor “agressivo” que o filme possui.

O elenco é indiscutivelmente bom! Jared Leto se entrega a um papel complicado, inicialmente observamos um rapaz sonhador e aos poucos acompanhamos a sua transformação até um termino de deixar qualquer um com um nó na garganta, Jennifer Connelly compõe perfeitamente o que lhe foi proposto, com bastante consistência ela passa veracidade e acreditamos em suas fragilidades, desespero e expectativas, Marlon Wayans( quem diria vermos em um papel realmente serio) em nenhum momento compromete a qualidade da obra, mesmo que se sua atuação não se compare a do resto do elenco, mas o grande destaque fica por conta de Ellen Burstyn que simplesmente da um show a parte, a atuação é tão visceral que fica difícil não acreditar que realmente exista uma Sara Goldfarb Anfetaminada , é bem correto afirmar  que se trata de uma das melhores interpretações femininas da historia do cinema.

A trilha sonora é marcante, a musica que permeia os 102 minutos da película é de uma sensibilidade singular, transpassando sentimentos e sensações que dificilmente seria captado com tanta poeticidade. A mistura de tenso e sublime, pontua de forma brilhante as cenas passadas, e torna a trilha um novo personagem. Acredite, mesmo que você seja daqueles que detestam exageros nesse sentido,em réquiem você certamente ficará viciado.

O filme é verdadeiramente chocante, até os mais indiferente sairão pensativos após os créditos finais, pois é difícil digerir a demonstração real de nossa sociedade doente e sádica, em certos momentos percebemos como o individualismo impera e nos 40 minutos finais o que conferimos é uma insana e constante queda onde podemos ver os efeitos daqueles que ousaram a subestimar os próprios limites , e a sensação que fica é depressiva e angustiante com um desfecho que é sem duvidas, um soco no estômago.

O fato é que, talvez réquiem para um sonho não tivesse sido tão extraordinário  não fosse pelo fato de ter em seu comando alguém suficientemente inteligente para extrair um trabalho com realidade nua e crua, com ousadia ímpar ao abordar um tema complexo e transformar uma historia que poderia ter sido banal em algo brilhante. A conclusão é que Aronosfky não quis dar lição de moral e sim “ vomitar” a verdadeira ruína causada pelas drogas e outros vícios, cabe cada um refletir se o que viu é suficiente.

Elenco: